Visita de Diretoria do PARTEC à Citinova

Data de publicação: 17 de setembro de 2021. Categoria: Notícias mais recentes

Nesta quarta-feira (15/09), a Diretoria Executiva do Parque Tecnológico da UFC (PARTEC/UFC), composta pelos Profs Fernando Nunes (Diretor-Presidente), Abraão Saraiva e Sérgio Elias, realizou visita à Citinova, Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Fortaleza, sendo recebida pelo presidente Dr. Luiz Alberto Sabóia. A instituição tem como objetivo estimular a energia criativa, a difusão de conhecimento científico e o desenvolvimento de tecnologias para que estes resultem em soluções para os problemas urbanos e em aumento do bem-estar da população.

Durante o encontro, foram abordadas ações em desenvolvimento pela Fundação em termos de prototipagem de projetos, com a finalidade destes resultarem em políticas públicas concretas. Alguns protótipos de projetos foram apresentados, como as inovações na área de: sustentabilidade ambiental direcionada à coleta seletiva; mobilidade urbana direcionada a dimensionamento e localização de pontos de apoio para entregadores de aplicativo, além do ensino da linguagem de programação a jovens estudantes do ensino fundamental.

No encontro houve ainda discussões sobre a aproximação entre a Citinova e a UFC, mais precisamente por meio do PARTEC, quanto aos projetos desenvolvidos pela Fundação.

A proposta é haver uma nova reunião para apresentação de mais protótipos da Citinova para que haja um direcionamento e colaboração da Universidade em termos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.