Reitor empossa Prof. Fernando Ribeiro de Melo Nunes como diretor do Parque Tecnológico da UFC

Data de publicação: 4 de março de 2020. Categoria: Notícias mais recentes

Prof. Fernando Ribeiro de Melo Nunes assina termo de posseO reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque, deu posse, na manhã desta terça-feira (3), ao Prof. Fernando Ribeiro de Melo Nunes como diretor do Parque Tecnológico (PARTEC). Também estiveram presentes na ocasião o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt; e o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado.

Ao destacar ações como o Condomínio de Empreendedorismo e a articulação com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Prof. Cândido Albuquerque apontou o potencial da Universidade a partir da implantação do PARTEC. “A UFC tem a função primordial de criar tecnologias que melhorem a vida da sociedade e eu fico muito feliz de dar posse ao Prof. Fernando Nunes, na certeza de que vamos avançar nesse projeto”, disse.

Docente aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica, Fernando Ribeiro de Melo Nunes defende a integração da Universidade com as empresas como “o grande objetivo” do PARTEC, “pois conseguimos angariar recursos e aplicar o conhecimento que produzimos”. Para o professor, “há ideias excelentes desenvolvidas em dissertações e teses que precisam sair das prateleiras. Uma das propostas de nosso plano de trabalho consiste justamente em fazer o levantamento dessas produções e analisar o que pode gerar negócio para ver se os autores podem

Gestores reunidos no Gabinete do Reitorser estimulados a transformar seus trabalhos em empreendimentos“.

EXPERIÊNCIA – Fernando Nunes possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFC, mestrado em Engenharia Industrial pela Mississippi State University, mestrado em Gestão e Logística pela Université de la Méditerranée Aix-Marseille II e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), diretor- geral do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) e diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CE), sendo responsável pela implantação do Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, o (do)Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis e o (do)Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Construtivas, com ênfase em construção civil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional  – Portal UFC– fone: (85) 3366 7331