Conselho Universitário aprova criação do Parque Tecnológico da UFC

Data de publicação: 19 de julho de 2018. Categoria: Notícias mais recentes

Imagem: Reitor Henry Campos: "Essa sessão é, sem dúvida, histórica." (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará aprovou, na tarde do dia 23 de março de 2018, proposta de criação do Parque Tecnológico da UFC. Situado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, irá contemplar uma área de 229 mil metros quadrados e funcionará como uma ponte entre empresas e universidade, estimulando e facilitando investimentos em inovação tecnológica.

Dentre suas ações estão fomento ao empreendedorismo, transferência de tecnologia, criação de empresas e busca de soluções para demandas tecnológicas regionais.

Elogiando o trabalho do Comitê de Implantação do Parque Tecnológico da UFC, presidido pelo Prof. Francisco Nepomuceno Filho, o reitor Henry Campos classificou a aprovação como um marco para a Universidade. “Essa sessão é, sem dúvida, histórica. O Parque Tecnológico é um empreendimento cujo maior beneficiário será o estudante; é com esse olhar que ele é criado hoje; demonstra que a universidade consegue trabalhar de forma criativa e servindo ao seu meio”, afirmou.

O vice-reitor Custódio Almeida também celebrou a aprovação, enfatizando a importância do investimento em Ciência e Tecnologia para a autonomia universitária. “Inovação e tecnologia são caminhos fortes para garantirmos autonomia. Não adianta ficar falando de autonomia sem que se garanta sustentabilidade e relação orgânica com o entorno produtivo”, avaliou.

Com a aprovação pelo órgão deliberativo da UFC, a meta é que o funcionamento completo do Parque Tecnológico da UFC ocorra no segundo semestre deste ano e conte com uma equipe diretiva mista composta por integrantes da academia, Governo do Estado, órgãos de financiamento científico, empresas e sociedade em geral, ressalta o Prof. Nepomuceno Filho. “O grande passo agora vai ser elaborar dentro desses próximos quatro meses todo o regulamento interno do funcionamento do Parque, destacando as relações e contratos que vamos ter com as pequenas, médias e grandes empresas que lá vão se instalar. No máximo em seis meses tem de estar tudo funcionando”, garantiu o presidente do Comitê de Implantação do Parque Tecnológico da UFC.