Projeto Wi-fi Institucional ampliará infraestrutura de conexão à Internet da UFC

Data de publicação: 8 de julho de 2019. Categoria: Notícias mais recentes

A Universidade Federal do Ceará iniciará, no mês de agosto, o projeto Wi-fi Institucional, que, através de diversas ações, ampliará a infraestrutura de conexão à Internet em todas as unidades acadêmicas da Instituição. Nesta primeira etapa, o investimento será de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

O projeto será iniciado com a instalação de rede wi-fi nas 17 unidades acadêmicas da UFC, em áreas previamente identificadas pelos diretores de cada campus, centro, faculdade e instituto. A ação se soma à recente ampliação da velocidade de Internet na Universidade, que chegou a 10 gigabytes, melhoria que coloca a UFC entre as instituições de ensino superior com maior capacidade de conexão do Brasil.

De acordo com o pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Prof. Augusto Albuquerque, a pró-reitoria empreendeu, ao longo de 2018, uma série de esforços para garantir a manutenção de investimentos necessários à melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) da UFC.

“Diante da realidade de escassos recursos de capital, fez-se um intenso trabalho de racionalização e otimização do custeio para que fossem remanejados recursos para o investimento”, explica Albuquerque. Segundo ele, após o êxito na redução de gastos com custeio, ocorreram negociações com os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para garantir que o remanejamento fosse concretizado.

O diretor-executivo da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Prof. Joaquim Bento, explica que esta é a primeira fase de um plano plurianual, cujo objetivo é contemplar toda a UFC, incluindo os campi do Interior, com uma rede wi-fi de boa qualidade.

Primeiramente, será instalada a infraestrutura de gerenciamento na STI ‒ que permitirá futuras expansões ‒ e serão colocados os primeiros equipamentos nas unidades acadêmicas. O trabalho em todas as unidades ocorrerá simultaneamente. “O importante é que as próximas fases sejam realmente cumpridas, mas essa fase inicial já vai dar uma cobertura bem razoável em todas as unidades e, o que é mais importante, de qualidade e altamente gerenciável”, destaca Bento.

O projeto contará também com apoio da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA), já que em algumas unidades acadêmicas serão necessárias reformas e ajustes para viabilizar o Wi-fi Institucional.

INFRAESTRUTURA DE TI ‒ Além deste projeto, a UFC vem trabalhando em outras iniciativas com vistas à melhoria da infraestrutura de TI. As ações são planejadas e desenvolvidas pela Equipe de Planejamento de Contratação (EPC) de TI, coordenada pelos professores Augusto Albuquerque e Joaquim Bento, com participação da STI, da PROPLAD, da UFC-INFRA e do Instituto UFC Virtual, entre outros setores. Os projetos são discutidos e aprovados no Comitê Administrativo de TI (CATI), coordenado pelo reitor, Prof. Henry Campos, e com representantes de todas as unidades administrativas e acadêmicas da UFC.

Entre os projetos desenvolvidos, estão a compra de modernos e gerenciáveis switches (equipamentos que possibilitam a conexão de computadores em redes) e de gbics (equipamentos que proporcionam maior flexibilidade e melhor desempenho das redes), o próprio Wi-fi Institucional e um contrato para reparação, manutenção e lançamento de fibras ópticas, atualmente em processo de planejamento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331