Incubadas do PARTEC/UFC participam de II Mostra de Startups & Spin-Offs para empresas de setores produtivos
Data da publicação: 13 de abril de 2022 Categoria: Notícias mais recentesA Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará realizou, nesta terça-feira (12), a II Mostra de Startups e Spin-Offs da UFC. O evento ocorreu no auditório da Reitoria e contou com a presença do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, e de representantes de empresas de setores produtivos e hubs de inovação, visando firmar parcerias e buscar oportunidades de investimento.
A mostra foi organizada em formato de pitch de negócios. Neste modelo, os representantes das startups apresentaram, por cinco minutos, seus projetos de negócios aos possíveis investidores, que puderam, ao fim das apresentações, questionar, sugerir e conhecer melhor as ideias propostas.
Na abertura do evento, o Prof. Augusto Albuquerque, titular da PROINTER, explicou que o trabalho do ecossistema de inovação da UFC ultrapassa a Universidade e se expande para todo o Ceará, desenvolvendo ações integradas com setores produtivos, clusters de inovação do estado e hubs particulares. “É essa união que faz com que seja reconhecido como um ecossistema forte”. Para ele, “não há desenvolvimento justo, sustentável e redução de desigualdades sem produção de inovações para as nações”.
Em seguida, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, destacou a importância da atividade e reconheceu os esforços empregados pelos servidores da Universidade em ações de inovação. “Nós começamos esse trabalho não faz muito tempo, a primeira mostra foi no ano passado, e agora já temos mais de 30 startups registradas nos nossos sistemas, e isso é uma alegria muito grande, porque neste ponto a Universidade está cumprindo com um dos seus objetivos sociais, que é desenvolver tecnologias e inovação, abraçando ideias novas de gente nova”, declarou.
As apresentações foram conduzidas pelo Prof. Abraão Freires, Diretor de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico da UFC (PARTEC/UFC) e fundador e coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC; e Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER. “Nós temos startups de vários tipos, mas escolhemos negócios em faixas diferentes de maturidade para que vocês vejam a diversidade de projetos que a Universidade pode apoiar”, apontou Freires.
“Estamos aqui para prestigiar nossas startups e esperamos que ao sair daqui se iniciem rodadas de negociações, que vocês se conheçam, se empolguem com as soluções aqui apresentadas e que esse seja o ponto de partida para novas conversas. Queremos ver vocês aqui na Reitoria, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação e nos espaços da Universidade para que os negócios sejam alavancados“, afirmou Bruno Matos.
STARTUPS – Foram apresentadas as seguintes startups incubadas no PARTEC/UFC: Ecoleta, plataforma para negócios entre produtores de fontes de energia e indústrias e incubada no ; Biomtech, pesquisa e desenvolvimento de materiais inovadores para cuidados com a saúde; MedSeq, serviço de diagnóstico personalizado voltado para a saúde do idoso com enfoque na prevenção do câncer; Medusa’s Eyes, otimização de análise microscópica de cimento; além de outras equipes com participação destacada no Programa Empreende UFC e no Programa StartupCE, do SEBRAE; equipes com participação destacada no programa Empreendedor Digital
Universitário (EDU), realizado em parceria pelo Ninna Hub de Inovação e pelo programa de extensão Centro de Empreendedorismo (CEMP UFC); e startups que foram objetos de orientação de trabalhos de conclusão de curso.
Mais sobre o evento:
PRESENTES – Prestigiaram as apresentações das startups apoiadas pela UFC: André Filipe Dummar, diretor da Casa Azul Ventures; Andressa Aguiar, gerente de inovação da Fudação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Fábio Barros, gestor do hub de inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Francisco Rodrigo da Silva Batista e Gabriela Ribeiro Aquino, gestores do SEBRAE; Hugo Ramos, diretor de tecnologia da Trílogo; José Olavo, gestor de inovação da UNILAB; Lívia Nojoza, gerente do hub de inovação do Banco do Nordeste (BNB); Marília Diniz, gestora de inovação do BS Innovation Hub; Mário Eduardo, consultor do ICC Biolabs; Marisa Leitão, gestora de inovação da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CITINOVA) da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Thiago Pinho Andrade, advogado da MM Start e docente da UniChristus; e Yves Meneses Gurgel, community manager do Alphi.lab.
Fonte: Portal UFC