Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Parque Tecnológico da UFC

Área do conteúdo

Hidrogênio Verde: Ceará anuncia hub para se tornar protagonista global

Data da publicação: 19 de fevereiro de 2021 Categoria: Notícias mais recentes

O Governo do Ceará lançou na manhã desta sexta-feira (19) o hub de hidrogênio verde do Estado, programa de energia limpa que inclui a construção de uma usina no Porto do Pecém. Para a implementação da planta de produção do combustível limpo, apontado como a energia do ‘futuro’, serão investidos US$ 5,4 bilhões pela empresa australiana EnergyX. A usina é uma das principais apostas do executivo estadual para impulsionar a economia cearense nos próximos anos.

Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento com a empresa australiana que fará a implementação da usina de hidrogênio verde no Ceará. Também estiveram presentes os representantes das instituições parceiras da implementação do empreendimento: o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado (Sedet), Maia Júnior; o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque.

Link da Live do momento da assinatura do memorando de entendimento

Conforme projeções de especialistas, o Ceará deve ser o maior produtor de hidrogênio verde do País e também o principal exportador para a Europa, transferindo o produto através do Porto do Pecém, com destino ao Porto de Roterdã, na Holanda. Com isso, o estado se tornará um produtor e fornecedor global de Hidrogênio Verde, contribuindo assim com a redução dos níveis globais de CO2 e gerando novos investimentos e novas oportunidades de negócios e de empregos na região.

A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) projeta até 2025 que 6% do consumo final de energia global esteja associado ao hidrogênio. O hidrogênio verde representa uma das soluções energéticas mais promissoras, acessíveis e sustentáveis para reduzir as emissões de gás carbônico. E para alcançar a neutralidade climática proposta para 2050, a descarbonização de indústrias que dependem do uso de combustíveis fósseis será preponderante.

Fonte: Diário do Nordeste e Governo do Ceará

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo