Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC recebe visita de equipe do Ninna Hub de Inovação
Data da publicação: 19 de agosto de 2020 Categoria: Notícias mais recentesA Universidade Federal do Ceará recebeu mais um parceiro em seu novo Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, equipamento de convergência entre a UFC e o setor produtivo da sociedade. Representantes do Ninna Hub de Inovação conheceram as instalações do condomínio, onde terão uma sala de atividades dedicada.
Recebida por representantes da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) e da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC (UFC Inova), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a equipe do Ninna, que trabalha no desenvolvimento e na conexão entre startups, investidores e academia, realizou um tour pelos cinco andares do prédio, com 2 mil metros quadrados de área, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.
A ideia, com a parceria e a inserção do hub no ambiente da UFC, é promover ainda mais a aproximação entre a Universidade e os setores produtivos, em alinhamento com a cultura de empreendedorismo e inovação que tem sido desenvolvida atualmente pela UFC.
“É um projeto já avançado e com pessoas empolgadas”, apontou o gerente executivo do Ninna Hub, Humberto Lima, durante a visita. “Nós temos uma carência grande para esse desenvolvimento de trabalhos com startups, inclusive com os ‘diamantes brutos’ do interior do Estado. A gente não podia ter um lugar melhor para esse ‘mini Ninna’.”
Para o administrador, a união entre academia e setor produtivo é essencial para o bom desenvolvimento das iniciativas de empreendedorismo. “Não se faz nada hoje em dia sem estar todo mundo envolvido. Antes, achava-se que bastava dar dinheiro para as startups e estava tudo resolvido. Mas o principal são as parcerias, a relação com o mercado, as facilitações burocráticas. Antes disso, a bonança não vem”, defende. Entre os visitantes do Ninna, também estavam Francisco Holanda Júnior e João Justo.
O pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, que guiou os visitantes pelo condomínio, ressaltou o fator de fortalecimento do ecossistema empreendedor na Universidade a partir da visita. “A ideia do equipamento é ser exatamente esse polo de convergência, para receber as demandas da sociedade e permitir que a gente desenvolva as soluções com o nosso forte material humano”, disse.
“Estamos fazendo o que nos propusemos a fazer: trazer para dentro da UFC todo um ecossistema para que ideias e startups fomentadas aqui já sejam encampadas por parceiros externos”, finalizou.
SAIBA MAIS – No último dia 30 de julho, a UFC já havia recebido visita de representantes da indústria, do comércio e de sindicatos patronais, quando o condomínio foi apresentado. As instalações do complexo incluem auditório, incubadora de startups, salas para atender as empresas juniores da Universidade coordenadas pela PREX que não possuam sede própria e salas de coworking para receber estudantes, pesquisadores, executivos, empresários e gestores públicos.
Além do Ninna, também terão espaços no equipamento a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO).
A previsão é que o novo complexo já esteja em pleno funcionamento ainda no segundo semestre deste ano.
Fonte: Portal da UFC