Cidade holandesa tem pontos de ônibus para atrair insetos polinizadores
Data da publicação: 15 de julho de 2019 Categoria: Notícias mais recentesTelhados verdes estão sendo instalados nos 316 pontos de ônibus da cidade de Utrecht, na Holanda. Apesar de serem bem charmosas, as estruturas não são meramente decorativas: elas foram criadas para melhorar a biodiversidade local, atraindo polinizadores, como abelhas, vespas, formigas e borboletas.
Os telhados são formados por vegetação ornamental do gênero de plantas Sedum. Cada um dos pontos de ônibus ainda é equipado com lâmpadas LED, que gastam menor energia do que as convencionais, e há bancos feitos de bambu em vez de madeira.
Essa é uma forma de combater o declínio da população de insetos, fenômeno para o qual diversos especialistas no mundo todo já têm alertado. Um grupo de pesquisadores de diferentes nacionalidades conhecido como Amateur Entomology Society of Krefeldanunciou este ano que um verdadeiro “apocalipse” para os insetos pode estar próximo.
Um estudo divulgado no último mês de abril estima que 40% dos insetos do mundo todo estão ameaçados de extinção. Em 2017, um grupo de pesquisadores alemães analisou 63 áreas de proteção ambiental na Alemanha e detectou que houve uma queda de 76% da biomassa de insetos voadores em apenas 27 anos.
Isso é preocupante, entre outras coisas, porque 90% das plantas do planeta necessitam de polinizadores – e um terço da comida produzida no mundo precisa da polinização. Ou seja, não é só lutar contra o aquecimento global: precisamos garantir também a sobrevivência dos insetos.
Fonte: Galileu