Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Parque Tecnológico da UFC

Área do conteúdo

Projeto da UFC será utilizado em Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta

Data de publicação: 30 de agosto de 2019. Categoria: Notícias mais recentes

As primeiras ferramentas do Projeto Big Data e Inteligência Artificial, coordenado pelos professores Paulo Rêgo e José Macêdo, ambos do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, foram entregues pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) aos estados que formarão o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (Em Frente Brasil). A apresentação ocorreu no Seminário de Boas Práticas em Tecnologia da Informação Voltadas à Segurança Pública, realizado no dia 20, em Brasília.

Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, apresentou ferramentas que possuem, entre outras funcionalidades, análise de manchas criminais, visualização de posicionamento de viaturas em tempo real, acionamento de câmeras, identificação de impressão digital e gestão de policiamentos, aparatos que possibilitarão aos agentes de segurança maior poder de atuação diante das ocorrências.

Criado a pedido do MJSP, o produto será utilizado nos estados que formarão o projeto-piloto Em Frente Brasil: Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco. A intenção é que o projeto chegue a mais oito estados até o fim do ano: Acre, Alagoas, Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O Ceará também receberá a ferramenta, uma vez que o recurso foi criado por entidades do Estado, inspirado nas boas práticas adotadas na cidade de Fortaleza. A Capital mantém por 17 meses seguidos a redução de crimes violentos letais intencionais (CVLI), além de 26 meses consecutivos de diminuição nos crimes violentos contra o patrimônio (CVP) no Estado.

Com mais de 100 pesquisadores e alunos envolvidos, o projeto recebeu aporte de aproximadamente R$ 39 milhões, “recursos que estão sendo aplicados em bolsas para pesquisadores, pós-doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos, além de permitir a contratação de profissionais e especialistas. Isto permite fomentar as pesquisas no Departamento, além de contribuir para melhorar a infraestrutura física”, explicou o Prof. José Macêdo.

Apresentação ocorreu no Seminário de Boas Práticas em Tecnologia da Informação Voltadas à Segurança Pública (Foto: Ministério da Justiça)

EM FRENTE BRASIL – O Programa tem como objetivo a redução do número de crimes violentos no País, principalmente de homicídios, por meio de articulação entre a União, os Estados e os Municípios. A intenção é implementar um conjunto de ações multidisciplinares e transversais em áreas como educação, esporte, lazer e cultura, a partir de diagnósticos locais que identifiquem os fatores socioeconômicos que tenham correlação com a incidência criminal.

Fonte: Portal UFC

Acessar Ir para o topo