UFC firma parceria com Universidade de Wageningen, da Holanda, nas áreas de ciências ambientais e sociais
Data da publicação: 15 de julho de 2019 Categoria: Notícias mais recentesA Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Wageningen, da Holanda, firmaram parceria para promover e acelerar o progresso de pesquisas nas áreas de ciências ambientais e sociais. O memorando de entendimento foi assinado na tarde desta sexta-feira (12) pelo reitor da UFC, Henry Campos, e pelo representante da instituição holandesa, Prof. Pieter van Oel, durante reunião na Reitoria.
A ideia é que as universidades desenvolvam conjuntamente pesquisas e outras atividades acadêmicas especialmente no gerenciamento de recursos hídricos, agricultura e vegetação, levando em conta os aspectos sociais envolvidos nessas temáticas. Além disso, há interesse mútuo também nas áreas de administração, economia e contabilidade, envolvendo temas como eficiência, sustentabilidade, boas práticas de gestão, logística, responsabilidade social, entre outros.
O acordo prevê ainda a possibilidade de duplo diploma em programas de pós-graduação, a participação conjunta em editais de fomento à pesquisa no Brasil e na Holanda, intercâmbio de professores e alunos, e mobilidade acadêmica de estudantes. A parceria tem vigência inicial de três anos, com possibilidade de prorrogação ao fim desse período.
“Esse acordo vem fortalecer nosso processo de internacionalização em áreas que para nós são prioritárias e nas quais a UFC tem excelência, como recursos hídricos e mudanças climáticas”, disse o reitor Henry Campos. Segundo ele, o convênio deve ser ampliado nos próximos anos.
O Prof. Eduardo Sávio Martins, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC e atual presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), destacou que a assinatura do termo tende a reforçar a parceria que já existe entre a Universidade Wageningen e a UFC, facilitando o intercâmbio entre pesquisadores e alunos. “Há o interesse mútuo de, futuramente, termos um programa de cotutela. Então, esse é o primeiro marco, no qual todas as ações se baseiam”, explicou.
“Estamos felizes em trabalhar junto com a UFC e com outros parceiros aqui no Ceará, como FUNCEME e EMBRAPA, porque realmente precisamos de colaboração científica no intuito de encontrar soluções para a situação de seca, que aqui tem sido tão presente nos últimos anos”, disse o Prof. Pieter van Oel, que trabalha com gerenciamento de recursos hídricos na Universidade de Wageningen e já desenvolve pesquisas em reservatórios cearenses. Ele acrescentou que há vários alunos holandeses motivados em desenvolver trabalhos aqui e contribuir para o benefício da população.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares, o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, e o Prof. Vicente Crisóstomo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, além de estudantes e professores holandeses.
Fonte: Portal UFC