Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Parque Tecnológico da UFC

Área do conteúdo

GTEL organiza workshop sobre Processamento de Sinais e Comunicações sem Fio, na Alemanha

Data da publicação: 10 de julho de 2019 Categoria: Notícias mais recentes

De 6 a 8 de agosto, ocorrerá o primeiro workshop de Processamento de Sinais e Comunicações sem Fio, promovido numa parceria da Universidade Federal do Ceará e a Universidade Técnica de Munique. O evento ocorrerá na cidade de Munique (Alemanha) e integra as ações do subprojeto “Tecnologias sem fio heterogêneas para acesso universal à internet de banda larga com aplicações em áreas rurais”, aprovado no Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A coordenação é do Prof. André Lima Férrer de Almeida, do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC.

O workshop contará com a participação de quatro doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI) e de mais quatro professores do GTEL. No lado alemão, serão oito participantes, entre professores, alunos de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado. Conforme explica o Prof. André Férrer, a realização desse evento conjunto favorecerá a consolidação da parceria internacional entre os grupos de pesquisa das duas universidades na área de sistemas de comunicações sem fio e do processamento de sinais.

As apresentações do workshop abordarão uma série de temas atuais e relevantes para o campo, como sistemas MIMO massivos (que utilizam múltiplas antenas para transmissão e recepção dos sinais); otimização de redes 5G; radar; comunicações na faixa milimétrica, entre outros.

programação completa do workshop e outras informações estão disponíveis no site (em inglês e em alemão).

Fonte: Portal UFC 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo