Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Parque Tecnológico da UFC

Área do conteúdo

Comitê de Inovação Tecnológica apresenta balanço em reunião na Reitoria

Data da publicação: 5 de julho de 2019 Categoria: Notícias mais recentes

Imagem: Integrantes do Comitê de Inovação Tecnológica sentados em volta de uma grande mesa (Foto: Ribamar Neto)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu em seu gabinete, na tarde de quinta-feira (27), integrantes do Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT), vinculado à Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC. O coordenador da CIT, Prof. Rodrigo Porto, apresentou breve balanço do setor nos últimos anos (2016-2019).

Entre os avanços, Porto destacou a reestruturação de recursos humanos da Coordenadoria, o mapeamento e padronização de processos, a reformulação da política de inovação da UFC, a nova página da CIT e o primeiro produto licenciado pela Universidade, o Natchup.

Segundo o coordenador, os avanços devem ser entendidos dentro de um “ecossistema de inovação” implantado recentemente na UFC, no qual estão inseridos, por exemplo, o Parque Tecnológico (PARTEC), o Centro de Empreendedorismo (CEMP) e os núcleos de inovação nos campi do interior do Estado.

“Também olhamos para frente e abrimos ponto de continuidade dessa evolução, como sugestão para a próxima gestão”, disse o coordenador, citando a aplicação de futuros royalties de licenciamentos em pesquisas e inovação na Universidade, a consolidação do PARTEC, a criação de uma vitrine tecnológica (que seria um site dinâmico para expor ao setor produtivo, em linguagem mais acessível, as pesquisas desenvolvidas na UFC) e a ampliação do quadro de pessoal da CIT.

Atualmente, há na Universidade cerca de 230 pedidos de patente registrados na CIT. A maior parte é oriunda das ciências agrárias (34,88%), seguida pela área de ciência básica (29,77%), tecnologia (18,60%) e saúde (13,49%). Outras áreas respondem por 3,26% dos registros.

O reitor Henry Campos enfatizou o processo que permitiu à Universidade tornar-se uma das instituições brasileiras que mais depositam patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele destacou a importância da política de inovação tecnológica da UFC. “Essa política é um documento que nos permitiu dar passos mais avançados”, disse o reitor, acrescentando que, juntamente com a cultura do empreendedorismo, a inovação tecnológica acaba mudando, inclusive, a feição dos cursos de graduação, que tendem a estar mais sintonizados com as necessidades sociais e de mercado, indo além da produção acadêmica.

Ja o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA), Cláudio Ricardo, afirmou que os avanços da UFC em inovação tecnológica, sobretudo com o PARTEC, têm grande potencial de impacto positivo na própria economia da cidade, “que está tomando para si a tecnologia como vertente econômica”.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Tecnológica – fone: (85) 3366 9170

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo