Hidrogênio Verde – Comunicado aos Pesquisadores da UFC
Data da publicação: 18 de fevereiro de 2021 Categoria: Notícias mais recentesCaros Pesquisadores da UFC
Estamos participando de um Grupo de Trabalho, juntamente com o Prof. Augusto Albuquerque (Pró-Reitor da PPROINTER), membros da SEDET, da FIEC e do CIPP, para tratar das políticas do Ceará com relação a energias renováveis, e em especial a implantação de um HUB de exportação de Hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis, por isto chamado Hidrogênio Verde.
A Europa, decidiu trabalhar a descarbonização de sua matriz energética, substituindo os combustíveis fósseis por hidrogênio, na geração de energia elétrica para mover indústrias, e veículos. Para isto decidiu que a partir de 2030 não produzirão mais veículos que não sejam elétricos ou com célula de hidrogênio. Planejam para até 2050 atingir 70% de sua matriz limpa, o que representa 10 Gwh até 2030 e 40 Gwh até 2050. Como não têm capacidade de produzir tudo, precisam importar energia sob a forma de Hidrogênio Verde. Desta forma estão acionando os países aptos a produzir com matriz limpa, para poderem importar e satisfazer sua demanda. Alemanha, França, Espanha e Itália lideram o processo.
Além disso, o Porto do Pecém, por ter uma ZPE e ter como sócio em 30% o Porto de Roterdan, canal para distribuição do produto por toda a Europa, tem sido o vetor impulsionador dos contatos com empresas interessadas em se instalarem no local. A FIEC contratou assessora brasileira que trabalha na Alemanha para viabilizar contatos. Já tivemos reuniões com a Câmara Brasil Alemanha, com a Embaixada da Holanda, com os dirigentes do Porto de Roterdan, e com empresas que trabalham gases, tais como Air Construct, Air linde, White Martins, EDP.
Nossa missão, como representantes da UFC no grupo, é atrair um Centro de Pesquisa dedicado à produção, separação, armazenagem e transporte do hidrogênio. Ademais, temos o desafio de preparar mão de obra capacitada para operar as futuras instalações.
Precisamos do envolvimento dos nossos pesquisadores para definir e viabilizar nosso Centro de Pesquisa. Para tal aguardamos sugestões do que se faz necessário em termos de equipamentos, pessoal e recursos financeiros.
SDS
Prof. Fernando Nunes
Diretor PresidenteParque Tecnológico da UFC